SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

Tudo parecia fazer sentido para um povo de vivia de sacrifícios humanos. A Virgem de Guadalupe rompeu os grilhões da morte, concedendo a liberdade, por meio de seu Filho Jesus e Nosso Senhor, que trazia em seu ventre.

Que leitura os Astecas fizeram da Imagem estampada no Tilma de Juan Diego, em 1531? Ela estava grávida, porém era virgem, rainha e trazia em seu ventre um ser divino. 

Para compreendermos a profundidade da mensagem Guadalupana, é preciso conhecer o significado básico dos símbolos da cultura indígena presentes nesta Santa Imagem.



 - OS CABELOS: Utilizar o cabelo solto entre as mulheres Astecas era um sinal de virgindade. É virgem e mãe. 

- O ROSTO: Seu rosto é moreno, de formato oval e está em uma atitude de profunda oração. Seu semblante é de um doce frescor, reflete amor e ternura, ademais de grande fortaleza. 

- AS MÃOS: Suas mãos estão juntas, em sinal de recolhimento e profunda oração. A mão direita é mais branca e delgada, enquanto a esquerda é morena e robusta, podendo simbolizar a união entre as duas raças. 

- A GRAVIDEZ: Sua gravidez se faz notar pela forma aumentada de seu abdômen, onde se destaca uma maior proeminência vertical que transversal, típica das últimas etapas de gestação. 

- O CINTO: O cinto era utilizado logo acima do ventre por mulheres grávidas. Caem dele dois extremos em forma de trapézios, que na cultura Nahuat representava o fim de um ciclo e o início de uma nova era. Em Jesus Cristo se inicia uma nova era tanto para o velho, como para o novo mundo. 

- A IDADE: A Imagem representa uma jovem de aproximadamente 15 anos, tal como descrito por Juan Diego.

- A ESTATURA: Altura da Virgem no "ayate" é de 143 centímetros. 

- OS RAIOS DE SOL: A Virgem está rodeada por raios dourados, como uma áurea. A mensagem transmitida é: Ela é Mãe da Luz, do Sol, do Menino Sol, do Deus verdadeiro, que ela faz descer até o "centro da lua" (México no idioma Nahuat), para que ali nasça e dê luz e vida. 

- A LUA: A Virgem de Guadalupe está de pé no centro da lua. Não é por acaso que as raízes da palavra México em Nahuatl sejam "Metz xi co", que significam "centro da lua". Também é um símbolo de fecundidade, nascimento e vida. Marca os ciclos de fertilidade feminina e terrestre. 

- O ANJO: Um anjo está aos pés da Guadalupana, com expressão de quem acaba de voar. Suas asas são como de uma águia, assimétricas e muito coloridas, com as tonalidades parecidas às do pássaro mexicano tzinizcan, o qual São Juan Diego recordou ao anunciar a aparição da Virgem de Guadalupe. 

- AS ESTRELAS: No manto de cor azul esverdeada, conta-se  46 estrelas impressas, e estas apontam com exatidão, a constelação do dia 12 de dezembro de 1531, dia do grande milagre.

- O VESTIDO: O vestido rosa era utilizado somente pela Rainha Asteca nas grandes festas e eram finalizados com arminho nos pulsos e na gola, somente as grávidas usavam arminho, sendo esta mais uma confirmação de sua gravidez.

- A FLOR DE 4 PÉTALAS: Mahui Ollin, a única flor de quatro pétalas, localizada abaixo do cinto, na altura do ventre. É o símbolo principal da Imagem e o mais importante Nahuat, o lugar onde Deus habita. Representa a presença de Deus, a plenitude, o centro do espaço e do tempo. Na imagem, apresenta a Virgem de Guadalupe como mãe de Deus e marca o lugar onde se encontra Nosso Senhor Jesus Cristo em seu ventre.