Nahui-Ollin e a Pedra do Sol


O símbolo enigmático que aparece na Pedra do Sol e na Virgem de Guadalupe:

Nahui-Ollin


Este símbolo da visão de mundo, incorporada na Pedra do Sol e na Virgem de Guadalupe, carrega os significados mais antigos de uma cultura.

Na famosa Pedra do Sol, aquela peça luxuosa que condensa parte da essência dessa cultura, está incorporada em seu centro Nahui-Ollin, um dos símbolos mais poderosos da mitologia mesoamericana. Este signo abrange a concepção do universo, tempo e espaço da cultura Nahua. É o eixo do qual as 4 direções do universo partem e seu centro representa o ponto de encontro correto entre o céu e a Terra.

É chamado quinto sol, porque, de acordo com essa visão de mundo, nossa era foi precedida por quatro outras. Até aquele momento, as quatro forças primárias do universo: água, terra, fogo e ar predominavam em suas respectivas idades ou sol. A oposição que surgiu entre essas forças cósmicas, simbolizada por quatro divindades, resultou em vários cataclismos que terminaram essas eras anteriores.

Na quinta era cósmica, é onde a vida é possível por uma certa harmonia, e não a predominância dos elementos anteriores. O tempo nesta quinta era está sujeito à influência sucessiva de cada uma das quatro direções do universo, como uma espécie de síntese harmônica.

Esse mesmo símbolo, uma flor de quatro folhas, também faz parte da mitologia sobre Quetzalcoatl, que ao alcançar a sabedoria se imolou e seu coração se tornou um raio de luz que subiu ao céu, transformando-se em uma estrela: Vênus.

Durante o ciclo da vida, o coração, cujo símbolo também é Nahui Ollin, deve atingir seu florescimento, ou seja, deve se tornar um "coração florido". O nome deste sol é Nahui Ollin, que governa a humanidade hoje.

Por: Ana Paula de la Torre Diaz