quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OS DIVERSOS NOMES DA VIRGEM MARIA


Porque a Virgem Maria tem tantos nomes?

Nossa Senhora é uma só; a Mãe de Jesus, Mãe de Deus humanado; mas o povo católico, e também a Igreja, lhe deu muitos títulos, em vista de sua devoção a ela. É uma forma natural que seus filhos encontraram para homenagear a única Mãe e Senhora, e mostrar-lhe a confiança em sua intercessão materna.


 Ela é a Mãe da Igreja,
é Mãe de cada batizado, pois Jesus nos deu aos pés da Cruz, instantes antes de Sua morte: “Mulher, eis ai o teu filho!” (João 19,25-26).

O Concílio Vat. II disse que: “Assunta aos céus, ela não abandonou esta salvífica função, mas por sua multíplice intercessão continua a granjear-nos os dons da salvação eterna. Por seu maternal amor cuida dos irmãos do seu Filho que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades, até que sejam conduzidos à feliz pátria. Por isto a Bem-aventurada Virgem Maria é invocada na igreja sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, Protetora, Medianeira. Isto, porém, se entende de tal modo que nada diminua, nada acrescente à dignidade e eficácia de Cristo, o único Mediador. Com efeito; nenhuma criatura jamais pode ser colocada no mesmo plano com o Verbo Encarnado e Redentor” (LG, nº 62).

O Papa Paulo VI em sua Exortação Apostólica “Signum Magnum” (nº 1), escreveu: “A Virgem continua agora no céu a exercer a sua função materna, cooperando para o nascimento e o desenvolvimento da vida divina em cada uma das almas dos homens redimidos”.

Por ser Imaculada (concebida sem pecado), sempre Virgem, Mãe de Deus e Assunta ao céu, o povo católico no mundo todo a homenageia com uma quantidade inumerável de títulos. Alguns ligados aos lugares em que Ela aparece: Aparecida, Guadalupe, Lourdes, Fátima. Outros títulos ligados às devoções: Nossa Senhora da Agonia, do bom Parto, da boa Morte, do Perpétuo Socorro…. Outros títulos ligados à sua glória: Nossa Senhora da Assunção, Imaculada, Rainha dos Anjos, dos Santos, dos Mártires, dos Confessores, Advogada, Medianeira, etc..

O Ofício da Imaculada e a Ladainha Lauretana, dão-lhe títulos abundantes, baseados na Bíblia: Trono do Grão Salomão, Arca da Aliança, Porta do Céu, Torre de marfim, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos Aflitos, Auxilio dos Cristãos…

Na verdade, são incontáveis tantos títulos que a Igreja e o povo de Deus lhe confere, expressando maravilhosamente sua devoção a Ela. Sem dúvida o Coração de Jesus se alegra com isso. Quem não gosta de ver sua mãe exaltada? A cada invocação que o povo lhe dirige, a cada lágrima que se derrama a seus pés, a cada súplica que lhe chega ao Coração, a boa Mãe nos socorre como no caminho do Calvário consolou Jesus.

Prof. Felipe Aquino
Fonte: Editora Cléofas


Datas comemorativas de Nossa Senhora

Confira as datas comemorativas de Nossa Senhora celebradas ao longo do ano
Maria possui inúmeros títulos os quais foram aprovados pela Igreja Católica. Indica-se que já são mais de mil designações para a Mãe de Jesus.

Para que possamos conhecer os principais deles e suas respectivas datas, disponibilizamos abaixo um calendário de acordo com Diretório da Liturgia a da Organização da Igreja no Brasil produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)


Janeiro
Fevereiro

Março

Abril
26 – Nossa Senhor do Bom Conselho

Maio
13 – Nossa Senhora de Fátima
24 – Nossa Senhora Auxiliadora

Junho
24 – Imaculado Coração de Maria

Julho
16 – Nossa Senhora do Carmo
18 - Nossa Senhora das Graças

Agosto
02 – Nossa Senhora dos Anjos
15 - Assunção de Nossa Senhora
22 – Nossa Senhora Rainha

Setembro
08 – Natividade de Nossa Senhora

Outubro
1º sábado do mês – Nossa Senhora do Rosário (Jornada Mundial do Rosário)
12 – Nossa Senhora Aparecida
18 - Nossa Senhora de Schoenstatt 

Novembro
27- Nossa Senhora das Graças

Dezembro
08 – Imaculada Conceição
12- Nossa Senhora de Guadalupe

Fonte: Canção Nova