segunda-feira, 1 de agosto de 2016

As Diversas Vocações

Vocação: Caminho de todos

Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra vocação. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo, à alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.

Você já tinha ouvido este significado sobre vocação?




1ª vocação vc sabe qual é? Sim é a VIDA, EU PODERIA DIZER Vida com letras maiúscula. Pois todos nós temos este 1º chamado. A VIDA
Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama.
Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.
Você já havia pensado nisto? Somos livres, mas quando não sabemos escolher podemos erra!
Você aqui hoje, pense um pouco a que vc foi chamado? Ou você senti que não foi chamado a nada? Há todo tempo somos chamados há algo,.
Encontramos aqui, famílias, jovens, casados, solteiros, religiosa. Vocações.
Na família você pai, mãe, foram chamados a viver este Amor. “Lembremos de nosso saudoso Papa Francisco, dizendo ao grupo de jovens voluntários no Rio na JMJ.” Vocês devem conservar o valor da família. Diz que o casamento esta fora de moda é verdade”? Em coro os jovens disseram que não. Vocês aqui concordam com a resposta destes jovens?
A família tem seus valores, porque assume a sua vocação, a vocação matrimonial no amor.

A VOCAÇÃO É RESPOSTA LIVRE DO HOMEM

Homem algum consegue viver sem fazer, conscientemente, sua escolha. Todo homem deve dizer: “sim” ou “não” ao chamado que Deus lhe faz. A decisão deve ser livre. ( Deus não obriga ninguém). É o indivíduo que decide e ninguém mais deve influir sobre suas procuras.
A resposta que as grandes figuras da Bíblia deram a Deus foi uma resposta sem reserva, uma resposta que colocava o cumprimento da missão de toda a realização humana.
Leia em sua Bíblia as seguintes vocações :
• Vocação de Abraão (Gn. 12,1),
• Vocação de Moisés (Ex. 3,7-10)
• Vocação de Samuel ( I Sm 3,7-12),
• Vocação de Jeremias (Jr 1,4-10),
• Vocação de Isaias ( Is 6,8-9ss)
• Vocação de Maria ( Lc 1,28-38)
• Vocação de Paulo ( At 9,3-6; 26,12-15; 22, 6-11)

VOCAÇÃO NA IGREJA

Na Igreja existe uma variedade de serviços (ministérios). Cada cristão tem uma função própria a desempenhar dentro da Igreja que é a grande comunidade dos filhos de Deus.
Cada vocação na igreja é um carisma, isto é, um dom de Deus, que deve ser colocado a serviço de toda a comunidade e de todos os homens. Importa cada um de nós descobrirmos qual o serviço (ministério) que Deus espera de mim.
Na Igreja temos varias vocações.
Temos a vocação sacerdotal, religiosa, leiga.
  • Sacerdotal: os padres que faz uma opção, ouvi o chamado, e deixa tudo para o serviço de Reino.
  • Religiosa: As Irmãs que consagram sua vida ao Serviço do Reino.
  • Padres, Irmãs, deixam pais mães, e segue tendo assim vários filhos, filhos Espirituais
  • Temos a vocação e Ministérios

Conclusão:

Vocação: Você já descobriu qual a sua?
Não espere que Deus desça pra chamar você a uma Vocação. Veja ao seu redor o que Deus mostra para você, por meio das pessoas e acontecimentos.
Busque viver sua vocação da melhor forma possível.
A vocação vai despertando e se desenvolvendo lentamente e silenciosamente. Na entrega diária à vontade de Deus, descobre-se a verdadeira resposta. A decisão sempre deve ser pessoal e livre, sem interferência de ninguém.
Nosso momento é agora. Não importa os passos dados, mas os que estamos e estaremos dando a partir de agora.
Que São Paulo, o perseguidor que converteu-se no maior missionário e testemunho de Cristo de todos os tempos, nos sirva de modelo e inspiração em nossa vivência cristã do dia-a-dia.

Textos extraídos de: Pe. Royk
Fonte: Coleção cadernos Vocacionais – Ed. Loyola.
http://www.catolica.com.br
Complementação de Ir. Marlene
http://mensageiras.com.br/as-diversas-vocacoes/