segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TEMA MENSAL - SETEMBRO 2011

TEMA MENSAL DE SETEMBRO

 


MARIA – MODELO DE CARIDADE
“Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”
(Jo 15,12)
“A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas... e a nosso próximo como a nós mesmos…” (Catecismo da Igreja Católica n° 1822). Viver a caridade é viver amando, mas a quem e como?

Deus nos ensinou como amar: “Amarás ao Senhor teu Deus, com toda tua alma, e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração” (Dt 6,4). Este mandamento do decálogo, seguramente continuava sendo pregado e ensinado nas sinagogas que Jesus Cristo freqüentava. Entretanto Ele, retomando as palavras de seu Pai, renovou este mandamento da caridade dizendo-nos: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22, 37)

O apóstolo Paulo oferece uma descrição excelente de como viver esta caridade com nosso próximo: “A caridade é paciente, a caridade é prestativa; não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita; não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Co 13, 4-7) .

Assim já sabemos que a caridade é amar a Deus e ao próximo, e Maria é o melhor exemplo de como vivê-la: Maria foi uma mulher que amou, e amou com plenitude e pureza, porque em seu coração Deus estava em primeiro lugar. Basta recordar sua resposta ante o simples desejo de seu Senhor na Anunciação. Deus queria que Ela fosse a Mãe de Jesus Cristo e Maria, sabendo que essa era a vontade de Deus, responde com prontidão e simplicidade: “Eu sou a serva do Senhor…” (Lc 1,38). Uma resposta baseada somente no amor, um amor que não reservou nada para ela, pois era total.

Maria nos recorda também que amar a Deus implica também amar os outros, já que quem se sabe amado por Deus, sente a necessidade de entregar esse amor que recebeu. Mas, como se doar? Como entregar este amor de Deus aos demais? Na passagem da visita a sua prima Isabel, Maria nos ensina algumas qualidades desta caridade, como a prontidão, o serviço e a humildade. Prontidão demonstrada na agilidade para ir de sua cidade, Nazaré, à cidade de Judá, mesmo sendo uma longa viagem até a montanha; não se importou em deixar sua casa e a sua família.  Para Maria o mais importante era amar e viver a caridade, servir e viver a humildade. Adotou sempre uma atitude de doação, de entrega, de serviço. E seguramente, no coração de Maria sempre havia uma constante: “Que mais posso fazer para fazer felizes os que vivem ao meu redor?”

Como é minha entrega na minha família?
Trato meus familiares, vizinhos, amigos e conhecidos com bondade? Minha caridade é serviçal, entregada, desinteressada?
 O que aprendo com o testemunho de Maria?


PROPÓSITO DO MÊS
AJUDAREI SEM BUSCAR RECONHECIMENTO. ADOTAREI UMA ATITUDE DE BONDADE, BUSCANDO SOLUCIONAR AS DIFICULDADES ESPIRITUAIS E MATERIAIS DO MEU PRÓXIMO. SE PUDER, FAREI UMA OBRA DE CARIDADE (ENTREGANDO COMIDA OU ROUPAS) E CONVERSAREI SOBRE O AMOR DE DEUS E DE SUA MÃE MARIA.

INTENÇÃO MENSAL
OFERECEREMOS NOSSA ORAÇÃO DO SANTO TERÇO EM FAMÍLIA PARA PEDIR A MARIA PELA SOLIDARIEDADE DO MUNDO

Para se aprofundar pode-se ler o Catecismo da Igreja Católica n. 1822-1829.

Apostolado Virgem Peregrina da Família

Confira os Temas dos meses anteriores no site: http://www.virgemperegrina.com.br/